Dr. Maxiel Ferrari

TDAH

ATENDIMENTO ONLINE PARA O INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é como um jeito especial do cérebro funcionar. Algumas crianças e adolescentes têm mais dificuldade em focar em uma coisa por muito tempo, podem ser muito ativas e podem fazer coisas sem pensar antes. Isso não significa que são bagunceiros ou não querem prestar atenção, é apenas que o cérebro deles funciona um pouco diferente.

Existem alguns sinais comuns que podem indicar que uma criança ou adolescente tem Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Isso inclui:

      1. Desatenção: Dificuldade em prestar atenção aos detalhes, cometer erros por descuido, parecer desorganizado e esquecer coisas com frequência (distrair-se com qualquer coisa, não “ouvir”quando é chamado).

      1. Hiperatividade: Inquietação, incapaz de ficar quieto, correndo quando não deveria e dificuldade em brincar calmamente (fica andando na sala de aula de um lado para outro)>

    1. Impulsividade: Fazer coisas sem pensar, interromper os outros, ter dificuldade em esperar a vez (responde às perguntas antes da hora).
     
     

    Existe mesmo TDAH?

    O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é globalmente reconhecido, inclusive pela maior entidade de saúde do mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como nos Estados Unidos e no Brasil, crianças com TDAH tem direito reconhecidos pela Lei, tendo direito de realizar avaliações adaptadas, mais tempo para realizar as avaliações, direito a realizar atividades avaliativas em sala separada, sentar na primeira carteira (a mais próxima do quadro e do professor).

    Não há controvérsia sobre a existência do TDAH. Existe um Consenso Internacional elaborado pelos mais capacitados e reconhecidos médicos e psicólogos de todo o mundo a este respeito. Esse documento foi elaborado após diversos debates entre inúmeros pesquisadores de todo o mundo. Logo, existe, sim, TDAH.

    Médico especialista em TDAH:

    O médico especialista em TDAH é o Psiquiatra Infantil.

    Dr. Maxiel é médico Psiquiatra especialista em Infância e Adolescência em Vitória. Então, ele é médico Psiquiatra especialista em Infância e Adolescência do HIMABA (Hospital Infantil de Vila Velha – que atende todo o Espírito Santo), já atuou na APAE, AMAES e CAPSi de Vitória, o que lhe confere uma extensa bagagem de conhecimento e experiência. Ademais, é Professor de Psiquiatriada Faculdade de Medicina da Multivix e da Pós Graduação em Psiquiatria da Infância e Adolescência da IPEMED/Afya.

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    OTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade pode influenciar muitas áreas da vida diária de uma criança ou adolescente. Na escola, eles podem ter dificuldade em se concentrar nas aulas e terminar as tarefas. Em casa, podem parecer inquietos e ter dificuldade em seguir regras. Isso não significa que não querem se comportar, mas podem precisar de ajuda extra para entender e seguir as instruções

    Os 18 sinais de TDAH

    A criança precisa ter ao menos seis sintomas de desatenção ou hiperatividade (ou de ambos) por mais de seis meses e sofrer com as consequências disso. Já o adulto deve apresentar, no mínimo, cinco sinais.
    1- Não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido.
    2- Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas, conversas e leituras.
    3- Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.
    4- Não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos.
    5- Tem dificuldade para organizar compromissos e cumprir prazos.
    6- Reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado.
    7- Perde itens necessários como documentos, chaves, celular etc.
    8- É facilmente distraído por estímulos externos ou pensamentos.
    9- É avoado para atividades cotidianas como pagar contas, retornar ligações…
    10 – Remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.
    11 – Levanta da cadeira em situações em que se espera que fique sentado.
    12 – Corre ou sobe nas coisas em contextos inapropriados.
    13 – É incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.
    14 – É inquieto permanentemente.
    15 – Fala demais.
    16 – Deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída ou termina as frases dos outros porque não consegue esperar.
    17 – Tem dificuldade para aguardar a sua vez, como em filas.
    18 – Interrompe ou se intromete em conversas, jogos ou atividades alheias sem ser convidado

    Diagnóstico do TDAH

    Quando os pais ou professores percebem que uma criança pode estar enfrentando esses desafios, é importante procurar a ajuda de um psiquiatra infantil. Ele vai conversar com a criança, com os pais, solicitar relatório dos professores e pedir que alguns questionários (SNAP IV, por exemplo) sejam preenchidos para que ele possa entender melhor o que está acontecendo.

    Identificar o TDAH precocemente é crucial. Quanto mais cedo sabemos, mais cedo podemos ajudar a criança a aprender maneiras de lidar com os desafios e ter uma vida mais tranquila.

    É importante salientar que o diagnóstico é clínico, não necessita eletroencefalograma, ressonância ou tomografia da cabeça da criança!

    Tratamento do TDAH

    O tratamento para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade na criança, obrigatoriamente, necessita de medicação (são elas que ajudam a regular o funcionamento do cérebro, tornando mais fácil para a criança se concentrar e controlar impulsos).

    A terapia pode ser muito útil para ensinar estratégias de organização, maneiras de se concentrar melhor e como lidar com impulsividade.

    A terapia comportamental é uma parte essencial do tratamento do TDAH. Ela ajuda a criança ou adolescente a entender como seu cérebro funciona e a desenvolver habilidades para lidar com desafios específicos. Um terapeuta pode ensinar técnicas de organização, estratégias de estudo e formas de se acalmar quando estão muito agitados.

    Na escola, é crucial que os professores saibam sobre o TDAH da criança. Isso permite que adaptem a forma como ensinam e forneçam apoio extra quando necessário. Algumas crianças com TDAH podem se beneficiar de pequenas mudanças na sala de aula, como sentar-se na frente, ter instruções claras e pausas regulares.

    TDAH

    Os pais desempenham um papel fundamental no apoio à criança com TDAH. Isso inclui criar rotinas consistentes, fornecer incentivo positivo, e ajudar com a organização das tarefas. O entendimento e apoio dos pais são vitais para o sucesso do tratamento.

    Futuro brilhante e TDAH!

    Embora o TDAH possa apresentar desafios, muitas crianças e adolescentes com TDAH levam vidas incrivelmente bem-sucedidas. Com apoio adequado, compreensão e as ferramentas certas, eles podem aprender a aproveitar ao máximo suas habilidades únicas e enfrentar o mundo de maneira positiva.

    O TDAH é uma maneira especial do cérebro funcionar, e as crianças e adolescentes com TDAH precisam de apoio, compreensão e ferramentas para enfrentar os desafios diários. Com o tratamento adequado, eles podem crescer, aprender e ter um futuro brilhante.

    TDAH

    Meus Artigos:

    Ansiedade em Crianças

    Quem é o Psiquiatra Infantil?

    Como é o autismo em Crianças?

    Depressão infantil

    Dificuldade Escolar e Dislexia

    Fonte:

    https://tdah.org.br/

    https://www.cdc.gov/ncbddd/adhd/facts.html

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