Dr. Maxiel Ferrari

autismo em criancas

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O autismo em crianças é um tipo de condição psiquiátrica que afeta a forma como o cérebro funciona, fazendo com que o modo de agir de essas crianças possa ser diferente das demais, bem como sua forma de reagir aos estímulos de outras pessoas, a texturas, roupas, alimentos, padrões de organização, formas únicas de movimentar o corpo (as famosas estereotipias), como movimentar o tronco para frente e para trás, ou de um lado para o outro, andar na pontas dos pés, sacudir as mãos, emitir sons, entre muitas outras. Crianças com autismo podem ter jeitos únicos de ver o mundo, de se comunicar e de se relacionar com os outros. Cada criança é única, então o autismo se manifesta de maneiras diferentes em cada uma delas, por isso que chamamos de Transtorno do ESPECTRO do autismo – em cada criança será de uma forma diferente.

Médico especialista em Autismo em Crianças:

O médico especialista em Autismo em Crianças é o Psiquiatra Infantil.

Dr. Maxiel é médico Psiquiatra especialista em Infância e Adolescência em Vitória. Então, ele é médico Psiquiatra especialista em Infância e Adolescência do HIMABA (Hospital Infantil de Vila Velha – que atende todo o Espírito Santo), já atuou na APAE, AMAES (Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo) e CAPSi de Vitória, o que lhe confere uma extensa bagagem de conhecimento e experiência. Ademais, é Professor de Psiquiatriada Faculdade de Medicina da Multivix e da Pós Graduação em Psiquiatria da Infância e Adolescência da IPEMED/Afya.

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Sinais e Sintomas Comuns do Autismo em Crianças

  • Desafios na Comunicação: Algumas crianças com autismo podem ter dificuldade em falar ou em entender o que os outros estão dizendo. Elas podem preferir se comunicar de outras maneiras, usando gestos ou mostrando imagens. bem como podem se comunicar de formas exageradas ou não habituais, o que pode fazer com que elas não sejam tão bem compreendidas.

  • Dificuldade nas Interações Sociais: Elas podem achar desafiador fazer amigos ou entender as regras sociais (não conseguem entender algumas brincadeiras, ironias, sarcasmo, mudanças no tom de voz de quem está conversando com elas). Olhar nos olhos e compartilhar brincadeiras podem ser mais difíceis para elas, pois, às vezes, podem não conseguir entender com facilidade o que o outro está tentando se comunicar com elas.

  • Comportamentos Repetitivos: Crianças com autismo, muitas vezes, gostam de fazer as mesmas coisas repetidamente, como balançar as mãos, alinhar objetos ou ter interesse intenso em tópicos específicos, e, quando saem desse padrão repetitivo, podem se sentir sobrecarregadas, hiperestimuladas, o que pode levar a crises, a se agredirem e agredirem aos outros (mesmo não tendo intenção de machucar ninguém!)

  • Sensibilidades Sensoriais: Algumas crianças com autismo podem ser sensíveis aos sons (palmas, fogos de artifício, liquidificado, máquina de lavar roupas) , às luzes (sol direto, lâmpadas fortes, uma simples fresta na cortina durante a noite) ou às texturas (tênis apertado ou frouxo, etiqueta de roupas, tecidos diferentes, pisar na grama ou areia, alimentos pastosos, sólidos, líquidos, crocantes etc). Isso significa que certos estímulos podem ser mais intensos ou incômodos para elas.

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Diagnóstico e Identificação Precoce do Autismo em Crianças

Quando os pais ou professores notam alguns desses sinais e/ou sintomas, é importante procurar a ajuda de um profissional de saúde, como o psiquiatra infantil. Ele pode avaliar a criança para entender melhor como ela se desenvolve e se há sinais de autismo. É possível SUSPEITAR de sinais e sintomas que aparecem nos primeiros meses de vida (não olhar no olho da mãe durante a amamentação, não apresentar sorriso quando brincam com ele). Mas o diagnóstico só é possível a partir dos 18 meses (um ano e meio).

A identificação precoce é essencial para fornecer suporte e intervenções adaptadas às necessidades da criança (os primeiros dois anos de vida são os de maior plasticidade cerebral – o cérebro consegue aprender e se “remodelar” de uma forma surpreendente! Então é o período perfeito para estimular a criança ao máxima com as mais diversas terapias – psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagogia, musicoterapia entre muitas outras). Quanto mais cedo começarmos a entender e apoiar uma criança com autismo, mais oportunidades ela terá para crescer sem dificuldades.

Como o Autismo em Crianças Afeta a Vida Diária

O autismo pode influenciar muitas áreas da vida diária de uma criança. Na escola, ela pode precisar de apoio adicional para se concentrar ou para se comunicar (há lei, inclusive, para que a criança tenha acesso a professor de apoio e auxiliar na escola, por exemplo. Basta ter um laudo do psiquiatra solicitando). Em casa, os pais podem notar que certas rotinas e atividades ajudam a criança a se sentir mais confortável.

Abordagens e Assistência no Autismo em Crianças

A assistência para o autismo envolve terapias que ajudam a criança a desenvolver habilidades específicas. Algumas abordagens comuns incluem:

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  • Terapia Comportamental: Ajuda a criança a aprender novas habilidades e a lidar com comportamentos desafiadores. A terapia comportamental pode incluir jogos, atividades práticas e recompensas.

  • Terapia da Fala e Linguagem: Foca no desenvolvimento da comunicação verbal e não verbal. Ajuda a criança a expressar suas necessidades e se comunicar de maneira mais eficaz.

  • Terapia Ocupacional: Concentra-se em ajudar a criança a desenvolver habilidades motoras e a lidar com sensibilidades sensoriais.

  • Apoio Educacional: Na escola, a criança pode se beneficiar de apoio educacional personalizado, como salas menores ou tempo adicional para tarefas.

  • O apoio da família é crucial. Os pais podem aprender estratégias para apoiar a criança em casa, criar um ambiente seguro e previsível, e trabalhar em conjunto com profissionais de saúde para garantir que as intervenções sejam adaptadas às necessidades da criança.

Inclusão Social e Escolar no Autismo em Crianças

Incluir crianças autista em ambientes sociais e escolares é fundamental. Isso não apenas beneficia a criança com autismo, mas também promove uma cultura de aceitação e compreensão entre todas as crianças. Incentivar a empatia e a amizade é uma parte essencial desse processo.

Conscientizar a comunidade sobre o autismo é crucial para promover a aceitação. Isso envolve educar amigos, colegas de classe, vizinhos e membros da comunidade sobre o que é o autismo, como ele se manifesta e como todos podem contribuir para criar um ambiente mais inclusivo.

Crescendo com Autismo em Crianças: Desafios e Conquistas

criança autista

Embora o autismo traga desafios, a maioria das crianças com autismo crescem e alcançam conquistas incríveis. Com o apoio certo (estou aqui, caso precise), elas podem desenvolver suas habilidades únicas, encontrar maneiras de se comunicar e participar plenamente da vida diária – sem prejuízos, ou com pouquíssimos prejuízos.

Meu Artigos:

Ansiedade em Crianças

O que é o TDAH?

Quem é o Psiquiatra Infantil?

Depressão infantil

Dificuldade Escolar e Dislexia

Fonte: www.paho.org/pt

https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders

6 respostas

  1. Tenho um neto com 3 anos e 4 meses e foi diagnosticado por uma neuropsicologa que ele tem autismo de nível 1 com retardado de 6 meses. Minha filha precisa de ajuda. Preciso de um laudo médico.

    1. Entre em contato com a secretaria pelo whatsapp 27995159481 e agende uma consulta. Em consulta sera analisado avaliações anteriores e farei minha avaliação, e farei o laudo, caso realmente tenha tais diagnósticos

  2. Meu filho tem 1 mes de vida percebo que ele nao gosta que coloque a mao nele ,nao me olha pra mama ,nao segue quando brincamos com ele ,e possivel ter autismo ?

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